Tarantode no Espaço Urbano Desmemoriado (2021)

Irineu Destourelles

 

Nesta video-performance transmitida em direto via Internet, o artista visual Irineu Destourelles reflete sobre a ausência ideológica e histórica dos corpos negros na cidade de Lisboa, contraposta à exacerbação da vídeo-vigilância e da punição. 


“Dizem que Tarantode é a feia alma penada de João de Sá Panasco que anda pela nossa cidade... sem segredo. Outrora, por desígnio real, nobre cavaleiro ao serviço da Ordem de Santiago. O "Preto da casa do Rei" com língua sanguinária e desdenhado pela corte. Morreu infeliz e só. Seguido à distância, Irineu Destourelles na pele de Tarantode, meio-pessoa, meio-animal, percorre Lisboa à procura de si. Uma vídeo-performance transmitida em directo via internet.”  (Irineu Destourelles)

 

Tarantode no Espaço Urbano Desmemoriado integra a rede "Terra Batida", uma rede de pessoas, práticas e saberes em disputa com formas de violência ecológica e políticas de abandono e, que organiza, regularmente, programas de residência artística. Destourelles participou da residência em Lisboa com foco na cidade e nos trânsitos em diferentes escalas (centro/periferia, rural/urbano, nacional/internacional, passado/futuro, local/global). 



NOTAS