ECOS

Na tentativa de erigir uma rede, juntamo-nos a outras iniciativas com quem estabelecemos diálogos até agora, assim como a projetos independentes de que somos parceires ou apoiantes, ecoando suas ações.

Herdade Freixo do Meio

Uma missão assente construção de uma Comunidade em torno da herdade do Freixo do Meio, democrática, inclusiva, transparente, autónoma e resiliente, que consiga uma melhoria constante no relacionamento com os recursos naturais e que incentive o desenvolvimento pessoal.

 

Website | Facebook | Instagram

Greve Climática Estudantil

A Greve Climática Estudantil é um coletivo de estudantes que luta por justiça climática.

 

Iniciou a sua atividade em março de 2019, com a organização da primeira greve às aulas pelo clima internacional, no seguimento da convocatória do Fridays for Future internacional.

 

Organizou a greve climática de 24 de maio de 2019, promoveu vigílias, foi às escolas dar palestras, co-organizou a greve climática de 27 de Setembro, entre outros momentos.

 

Website | Facebook | Instagram

Gesturing Towards Decolonial Futures

Gesturing Towards Decolonial Futures (GTDF) é um coletivo de artes e pesquisa que usa o seu site como um espaço de trabalho para colaborações em torno de diferentes tipos de experimentações artísticas, pedagógicas, cartográficas e relacionais que visam identificar e desativar hábitos coloniais de ser e gesto para a possibilidade de futuros descoloniais.

 

GTDF também é uma prática multicamadas difícil de explicar, mas no seu site é possível encontrar uma descrição detalhada.

 

Website 

 

Circuito Arqueológico de Castro Cola

A ideia da sua criação partiu do desejo de mostrar como a paisagem, na aparência agreste, foi, desde épocas recuadas, profundamente marcada pelo Homem. A selecção dos locais foi ditada, não pela monumentalidade dos sítios, mas de modo a contribuir para a diversidade - morfológica, funcional e cronológica - para o desvendar de uma paisagem organizada em torno de um fio condutor - o rio Mira - que funcionou, desde sempre, como o elemento aglutinante das populações deste território.

 

Website Direcção-Geral do Património Cultural
Website Município de Ourique

Cooperativa Integral Minga

Tendo surgido para promover o desenvolvimento de Montemor-o-Novo, na lógica do consumo local e responsabilidade ambiental e social, a Cooperativa Integral Minga facilita aos cidadãos produtos e serviços de qualidade e promovemos oportunidades de auto-emprego.

Como Cooperativa Integral pretende actuar em todos os ramos necessários ao viver e surge como plataforma de convergência e transição para uma economia mais limpa, justa e ligada às pessoas.

 

Website | Facebook

Climáximo

O Climáximo é um colectivo horizontal e anticapitalista que luta por mudanças sistémicas na sociedade, para travar o caos climático. Estando na linha da frente nas principais lutas por justiça climática em Portugal, fazem parte de redes internacionais de activistas que defendem as mesmas causas.

 

Website | Facebook | Instagram

Ecomare / CRAM

Laboratório para a inovação e sustentabilidade dos recursos biológicos marinhos da Universidade de Aveiro. O projeto Ecomare liga o Porto de Aveiro à Ria de Aveiro para ajudar a preservar, proteger e garantir a utilização sustentável dos recursos biológicos marinhos. Ao ligar a infraestrutura cinzenta existente às zonas verde e azul próximas, o Ecomare exemplifica como poderão ser as cidades portuárias modernas.

 

Website | Facebook

CEDRU

O CEDRU - Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda., é uma empresa de consultoria técnica nos domínios do Território, da Economia, da Sociedade e da Cultura. O Ordenamento do Território, o Planeamento Estratégico, o Planeamento de resposta às Alterações Climáticas, o Urbanismo, a Capacitação e Desenvolvimento Institucional, a Avaliação das Políticas Públicas, e os Estudos Europeus constituem as áreas de intervenção privilegiadas ao longo de um terço de século de atividade.

 

Em paralelo, a investigação aplicada, o ensino e a formação profissional, assim como a promoção ou participação em encontros de âmbito científico, técnico e cultural, constituem práticas correntes da filosofia de intervenção do CEDRU.

 

Website | Facebook

Bioliving

Associação sem fins lucrativos alicerçada no lema “Natureza e Educação para Todos”. ​A atividade da associação passa essencialmente por quatro eixos principais:
- Conservação e Proteção do Ambiente;
- Educação Ambiental;
- Formação e Inclusão;
- Envolvimento Social.

 

Website | Facebook

Bioria

Um projecto pioneiro de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja para conservação do Património Natural de Estarreja com a criação de percursos pedestres e cicláveis em contacto direto com a Natureza e realização de actividades de sensibilização ambiental.

 

Website | Facebook

Aveiro em Transição

É uma rede de cidadãos e projectos empenhados em construir uma Comunidade mais Resiliente, Solidária e Feliz, dotada de aptidões para fazer face à dependência do petróleo, alterações climáticas, instabilidade económica, soberania alimentar e desafios locais. Acreditamos que todos juntos e, de uma forma divertida, conseguimos criar um futuro mais sustentável, com base no movimento Transition Towns.

Website | Facebook 

Bela Respira Projeto Agrofloresta

Bela Flor Respira é um projecto comunitário para criação de uma agrofloresta urbana com cariz pedagógico no centro da cidade de Lisboa (em Campolide), sendo a evolução do projecto que começou com o nome Comboa.

 

É um projeto da Circular Economy Portugal com o objetivo de estimular as famílias a separar o lixo orgânico para compostagem em hortas urbanas localizadas no próprio bairro.
Os produtos da compostagem serão utilizados como fertilizante natural para plantas, frutas e legumes orgânicos cultivados para consumo local. Desta forma, os cidadãos estão diretamente envolvidos no fechamento do ciclo ComBOA e em tornar cidades mais verdes. 


WebsiteFacebook