Essa tal consciência! (2021)

DIDI

Uma performance-festa que integra "Terra Batida", uma rede onde se conectam formas de violência ecológica a políticas de abandono e extermínio social. 

 

Ser negro é ser violentado de forma constante, contínua e cruel, sem pausa ou repouso, por uma dupla injunção: a de encarar o corpo e as ideias de ego do sujeito branco, e a de recusar, negar e anular a presença do corpo negro, especialmente quanto à negação de uma certa consciência negra. 

 

A palavra consciência transporta por processos de trânsito que remetem lembranças vividas e imaginadas da terra, do espaço, da história, das vivências, do cheiro, do gosto, do sentido de ser e estar, de uma certa consciência ancestral, além do mar. Refere-se ao processo de tomada de consciência de um corpo afrodescendente em movimento acerca de suas raízes e tradições, história, do lugar do medo e dor, até o lugar da cura. 

 

Consciência! Sim, Consciência Negra. Celebrada em 20 de novembro no Brasil, data esta que possibilita a toda diáspora refletir, por meio da memória de Zumbi dos Palmares, de Dandara e tantos outros. “Essa tal consciência”, em forma de performance, conversa e celebração, juntamente com a artista Pri Azevedo, refletiremos sobre questões que permeiam o corpo negro em tornar-se como tal, pelos reflexos das palavras de Neusa Santos Souza, pelo seu percurso e sua tomada de consciência, pela construção, desconstrução e reconstruções de imaginários coletivos e impositivos das formas de ser e estar, evocando saberes e ritmos ancestrais, para uma nova consciência, por meio da palavra, de sons, de movimentos e outros elementos.”(DIDI)

 

"Terra Batida" é uma rede de pessoas, práticas e saberes que organiza, regularmente, programas de residência artística. Este ano, Di Candido AKA DIDI participou da residência em Lisboa com foco na cidade e nos trânsitos em diferentes escalas (centro/periferia, rural/urbano, nacional/internacional, passado/futuro, local/global). 

 

NOTAS
FICHA TÉCNICA

Produção Executiva: DIDI

Produção musical: DIDI e Pri Azevedo

Auxílio cênico: Gisela Dória